Projeto IDEA

(placeholder)
(placeholder)
(placeholder)
(placeholder)
(placeholder)

VELOCIDADE DE LEITURA

Chama-se António, tem 8 anos e está no 4ºano.

Pode ouvir o António ler um texto retirado de um dos manuais do seu ano de escolaridade, num pequeno video de 20 segundos.

Na sua opinião, como classificaria a leitura do António?

Conceber a educação como evolução. Concretizar o sonho de uma educação para todos.

Não apenas um ensino universal e obrigatório que espera os mesmos desempenhos em resposta aos mesmos ritmos curriculares.


Que se surpreende com as dificuldades, como se fosse natural esperar que todos se superem em resultados positivos. Sopram noutro sentido os ventos da mudança. Andam as escolas cheias de alunos diferentes que o sistema teima em classificar, em medicar ou excluir.


Estudantes diferentes porque chegam num tempo novo e plenos de potencial de mudança. Jovens pessoas que não pensam apenas de forma linear, que fazem perguntas sobre o infinito e que se aborrecem muito com o que teimam em lhes ensinar. Eles que sobretudo querem aprender. Descobrir, reinventar, transformar ou partir, transgredir, sorrir, dançar ou pintar, obreiros de um mundo que ainda ninguém viu. Num tempo assim, a Escola pode considerar as dificuldades como um erro do sistema ou pode tentar aprender com os alunos em dificuldade. Recriar, com ciência e arte, novas formas de educar. Porque as dificuldades dos alunos sugerem a descoberta de formas diferentes e inovadoras de pensar, entender e a todos ajudar a evoluir. 


O Projeto IDEA (Investigação de Dificuldades para a Evolução na Aprendizagem) tem vindo a responder a esta necessidade com um conjunto de estudos e trabalhos académicos que permitem testar e desenvolver novos procedimentos e equacionar novas possibilidades. 


Olhar as dificuldades numa perspetiva funcional. Como desafios e não como distúrbios, como oportunidades ao invés de debilidades, numa perspetiva evolutiva, construtiva, contextualizada. 


Olhar as dificuldades do ponto de vista de uma aprendizagem ao longo da vida, aprendizagem contínua, gradual e progressiva, com uma função adaptativa e segundo os princípios de uma Educação Global e para Todos. 

(placeholder)
Conceitos




Livros

Encontros IDEA - Livro I

Metas, Mitos e Desafios

Encontros IDEA - Livro II

Sítios relacionados

I Encontro IDEA

II Encontro IDEA

III Encontro IDEA

Videos

Avis - I Encontro IDEA