Projeto IDEA

(placeholder)
(placeholder)
(placeholder)
(placeholder)
(placeholder)

LIVRO III

Publicado na Data do III Encontro IDEA - 2016

Os Livros  IDEA visam a divulgação e a partilha do trabalho desenvolvido por toda a Equipa. 

São também a única forma de financiamento deste Projeto. 

Sempre que os adquire, comenta ou divulga, está a contribuir para nos tornar mais fortes, funcionais e abrangentes.

Título: Encontros IDEA - Dificuldades na Aprendizagem. Práticas de Avaliação e de Intervenção 


Ano de Publicação: 2016


Introdução e 2 Secções (Práticas de Avaliação e Práticas de Intervenção), num total de 14 capítulos, 20 Autores, 300 Páginas.

Este livro nasceu sob a metáfora das árvores. As árvores que nos ligam à terra e que nos fazem olhar o céu. Costumamos dizer no Projeto IDEA, que os alunos são como folhas de um mesmo ramo, todos diferentes e todos iguais. De tons diferentes, de tamanhos diferentes, mas nem por isso mais ou menos adequados. Costumamos dizer que se pode olhar a árvore ou a floresta. Que nos podemos perder em generalidades e avaliar tudo pela rama, dizer que nada serve ou que nada resulta. Ou aceitar desfolhar cada situação como única e irrepetível. Reconhecendo que há em cada folha a essência da floresta, e em cada parte uma partícula do Todo.


O modelo integrado de avaliação e intervenção agora proposto (ver página 43), subjacente a tudo o que se descreve e relata neste livro, é um modelo que se fundamenta na estrutura de um fractal. Sob o acrónimo de IDEA, é um ciclo que se repete e tanto se aplica a uma visão macro, sobre um caso ou um aluno em dificuldade, como nos guia na análise de cada situação e dificuldade específica. Dizemos globalmente de um aluno que está com dificuldades, ou podemos deter-nos na análise deste ou daquele aspecto difícil, neste ou naquele obstáculo ou impedimento, nesta ou naquela dificuldade mais ou menos pontual. São estas dificuldades micro, que se associam e cristalizam em dificuldades de nível superior, mais transversais e abrangentes. Mais persistentes e resistentes à mudança.


Em todos os casos, qualquer que seja a escala em que estamos a trabalhar, em termos macro ou em elementos micro, avaliação e intervenção interligam-se num ciclo que otimiza a Identificação e a observação de dificuldades, a sua Descrição e definição, de uma forma tão operacional quanto possível. E na sequência do ciclo, vão surgindo diferentes atividades e oportunidades de Estimulação, de processos e estratégias inexistentes ou menos desenvolvidos. Ou procedimentos de Ativação de competências e comportamentos já existentes no reportório do aluno, mas ainda inertes e adormecidos.


(Excerto da Introdução do Livro III)

(placeholder)

Enviamos pelo correio para todo o País.


Ao adquirir um Livro IDEA estará também a contribuir para a publicação de mais livros e materiais IDEA.


Faça uma transferência no valor de 15 euros para o IBAN PT50 0035 0257 00012167900 73.

Envie o comprovativo para lispsi@lispsi.pt juntamente com os seus dados, o seu nome e morada completa para envio.

O livro será enviado no espaço de 48h para a morada indicada, sem custos adicionais.